Doula: O que ela faz?

1504989_10205143678703963_2378817336869541671_n

Existem vários textos sobre doulas, porém como doula me sinto no dever de escrever sobre a ocupação partindo do meu próprio prisma.

Um bom começo é saber o que a doula faz. Vocês sabem?

“Antes do parto ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento.

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.”

Essa é uma das descrições mais objetivas e está no site Doulas do Brasil. Usando meu prisma, a doula é uma luz no caminho que você gestante está trilhando.

O parto é seu, o protagonismo é seu mas quem te servirá amorosamente neste processo é uma doula.

Antes do parto é a doula que vai acompanhar sua elaboração de plano de parto, porque quem o fará é você. Plano de parto é individual e tudo o que está ai em sua mente vai para o papel.

Por exemplo: Não desejar ser submetida a uma episiotomia, ter o direito de poder dar banho em seu filho, entre outros que você quiser. Tudo isso vai para o papel de forma amorosa e respeitosa e será encaminhado a um hospital ou se for parto domiciliar á equipe que te assistirá.

Não é demais?

Imagine você grávida, cheia de trabalho, sem saber por onde começar. Sem saber o que é um plano de parto, sem ter noção de sua importância. Suas referencias são partos de mulheres com filhos crescidos que não estão atualizadas. Pois é, neste momento a doula oferecerá todo o apoio que você necessitará.

Durante o parto ela será aquela mão doce, amorosa que vai te acolher. Pelos olhos vocês irão se comunicar. Quando você achar que não vai conseguir chegar no topo da montanha ela estará ali ao seu lado mostrando o quanto você é forte.

Doulas reduzem a taxas de cesáreas. Doulas abraçam, massageiam, orientam, acolhem. Serão o suporte para o momento mais especial de suas vidas.

Doulas são a dose extra de amor que toda gestante merece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s