Por que ter uma doula se tenho meu marido?

doula

Doula não levita, não é mágica. Doula se alimenta, sente cansaço, dores. Doula tem casa, tem filho ou não.  Doula se atualiza constantemente, doula viaja.  Doula gosta de cheirinho de recém nascido, doula sai no meio madrugada para estar com você no momento mais precioso de sua vida.

Por isso você -mulher que não pariu ainda- pode achar que não precisa de uma doula. Que seu marido, sua irmã, sua mãe, sua tia podem te doular.

Mas ninguém te conta que doula é um copo vazio em sua vida. Um presente, uma irmã. Uma página em branco, uma chance de ter as melhores memórias em sua vida. Sem contaminantes.

É essa pessoa que vai te acolher quando a insegurança bater e seu marido não der conta. É ela que vai te orientar sobre o inicio do trabalho de parto e não sua irmã que não pariu e desconhece totalmente os sinais de um trabalho de parto.

É ela quem vai saber onde estão suas roupas e as do seu filho na hora de irem para um hospital. Não é sua tia que passou sua gestação toda imersa em suas ocupações.

Ela vai trazer para você informações atualizadas, porque diferente da sua prima que é advogada e não entende nada sobre pega correta, assoalho pélvico, indicações reais de cesárea, a doula, aquele ser tão dispensável neste primeiro momento se atualizou. Foi a cursos, leu muitos livros, acompanhou todas as novidades. Organiza rodas, grupos, palestras.

É quem no trabalho de parto que você atravessa não vai se assustar. Vai reconhecer cada fase e vai saber como agir. Hora de falar, hora de calar, hora de tocar. É a compreensão, olhos de amor.

Doulas podem ter tido partos lindos e desejar que o seu seja tão ou mais transformador que o dela. Podem ter tido partos violentos, sofridos e escolheram esse caminho para que o seu que está gestando e não tem a menor idéia de como o sistema obstétrico funciona, tenha um parto respeitoso e amoroso.

Doulas podem ter curso superior. Antes de estarem com você em seu parto oferecendo alimentação, água, limpando sua sala, quarto, te abraçando, acreditando em você quando você mesmo duvida ela esteve numa empresa. Ocupando cargos importantes, mas diferente do seu marido, sua tia, sua prima ou sua irmã ela mudou a rota do seu viver.

Se tornou doula.

Entende porque comparar uma doula com o apoio que o marido, irmã, mãe, tia ou prima podem dar é um equívoco?

Ter uma doula junto de si na gestação, parto e pós parto não é passe livre para a exclusão. Tenha os dois, os três, quem você quiser. O parto é seu, seu protagonismo.

Eu tive duas doulas, marido, gatos. E todos são como chamas de velas, acendem outras infinitas velas sem que a chama se apague.

Uma doula em sua companhia não vai anular a força de ter seu companheiro, pelo contrário! Serão um exército ao seu redor, vibrando para seu parir e renascimento.

Valorizar e reconhecer a importância de uma doula ao seu lado é um ato de respeito e amor.

E não é tudo isso que você busca em sua gestação?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s