Doulas se resumem a um aperto de mão?

00014

 

Sabem porque muitos dizem que as doulas só dão as mãos no trabalho de parto?

Por desconhecerem nosso trabalho. Mas atrás do nosso aperto de mão existe uma preparação intensa durante a gestação.

Doulas se doam integralmente na gestação, se fundindo, sendo apoio emocional durante os 09 meses de gestação.

Levam informações atualizadas a respeito da fisiologia do parto, instituições, exercícios. Você descobre um poder imenso dentro de si até então desconhecido.

Doulas ficam nos bastidores. Preparam o palco todo esse tempo para que VOCÊ mulher protagonize a cena na hora do SEU parto.

Quem pensa que a doula é uma figura necessária apenas no trabalho de parto está enganada!

O que você sabe sobre o acompanhamento de uma doula?

O acompanhamento é feito em três partes distintas que se unificam quando o contrato é fechado. Essas partes são o acompanhamento pré, durante e pós parto.

Três perguntas e respostas sobre esse atendimento podem trazer muita luz para gestantes que optam ou não por ter uma doula durante a gestação.

  • Como uma doula pode me auxiliar na gestação? Minha amiga ou mãe pode substituir seu apoio?

Familiares e amigos podem substituir a figura da doula no sentido afetivo e de acolhida, se todos esses elementos estiverem de acordo com suas decisões e com informações atualizadas.

Se todos esses pontos não estiverem alinhados, a boa vontade de “ajudar” pode ser um tiro no pé. Aos invés de estimularem a mulher a protagonizar este momento podem desestimulá-la com estórias da “prima da vizinha” e com indicação de profissionais não humanizados.

  • Qual é a bagagem e formação da doula para me auxiliarem nessa tomada por informações?

A doula é uma profissional que tem acesso a informações diversas. Doulas são capacitadas em cursos onde aprendem os aspectos técnicos, práticos e psicológicos para atender uma mulher e sua família.

Ela pode indicar profissionais humanizados, partilhar experiências diversas sobre instituições hospitalares e te acolher emocionalmente quando bate aquela insegurança ou mesmo para celebrar bons momentos. Ela não vai se incomodar em falar com você sobre gestação e parto, porque essa é sua profissão.

Diferente da sua conhecida que fica arrepiada quando você começa a falar de gravidez, enjôos e dúvidas.

As pessoas estão em outro momentos, envolvidas em outros assuntos. A doula gesta com você.

  • De que forma prática ela pode me auxiliar em questões diversas?

A doula sempre informada vai saber te indicar os melhores livros para leitura. E sendo você doulada tem a oportunidade de ter acessos a livros emprestados pela própria doula!

Você vai ter segurança na hora de compor seu enxoval, vai fazer de maneira inteligente e sustentável sem ser tratada de maneira infantilizada e sofrendo a sobrecarga de elementos desnecessários.

Ela vai te passar dicas de exercícios de alívio para o corpo em geral, exercícios para o assoalho pélvico. Vai apoiar a amamentação e se for capacitada como consultora vai avaliar aquela super dificuldade de pega fazendo com que este momento desafiante se torne prazeroso sem que você recorra unicamente a bicos e leite artificiais.

Esse texto não tem o objetivo de questionar o seu parir. Sim ele é fisiológico, mas é importante frisar que ele começa na mente também. Uma mente segura, empoderada tem um caminho muito mais suave para ser percorrido. A entrega fica muito mais fácil, porque parto é entrega, descontrole.

A dor existe e é real. Meu filho nasceu em casa, 06 horas de trabalho de parto super intensos. Eu não subestimei a dor mas me surpreendi com ela. Sem dúvida foi a dor mais forte que senti na vida.

E o trabalho mental, o apoio das minhas doulas durante a gestação foram fundamentais naquele momento que eu me conectava comigo. E dentro de mim havia um lindo e forte jardim, que foi plantado por essas mulheres guerreiras e cultivados por mim.

E naqueles momentos desesperadores eu acessei esse jardim. E lá dentro dele não encontrei estórias terríveis, lendas obstétricas. Encontrei apoio, relatos de mulheres que atravessaram esse caminho. Encontrei vozes que sempre me apoiavam e que não me prometiam nada, mas me diziam que sim, é possível parir.

E você? Ainda tem dúvida sobre o papel da doula durante a gestação?

Você e ela juntas vão cultivar um jardim de força que será acessado por você no momento mais importante de sua vida.

Porque protagonizar o parto é isso. Não é apenas parir de cócoras, ouvir sua música predileta. Protagonizar esse momento é assumir a sua gestação e valorizar cada elemento da equipe que fará parte de seu grande dia. Que estará ao seu lado quando atravessar seu portal de cura e depois dele.

Despertem consciencialmente para o seu parto e para a vida!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s